Ads Top

Capacitação Projeto Vida nas Teias da Cultura

O Projeto Vida nas Teias da Cultura realizou nos dias 30 e 31 de março, a capacitação dos Agentes que atuarão na execução do projeto neste ciclo de 2016. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento do Sumaré - CETRESSUM.

Na primeira manhã do encontro de capacitação, junto aos arte educadores e agentes sociais, foram apresentados os passos de como foi constituído o Instituto Teias da Juventude. Vimos ainda na manhã do primeiro dia os perfis e atribuições de cada função.

Finalizamos a manhã pela leitura do texto, "Ser um/uma educador/educadora" de André Fideles, que nos ajudou a compreensão do papel do educador, principalmente como o facilitador da transformação social. E como resumo da manhã tiramos a citação de Boff, que diz: "As tarefas que nos propomos, devem conter exigências que pareçam ir além de nossas forças. Caso contrário, não descobrimos nosso poder, nem conhecemos nossas energias escondidas e assim deixamos de crescer".


Acolhemos ao grupo no período vespertino os agentes juvenis que auxiliarão as atividades nos territórios. Em seguida tivemos a presença da parceira Elisângela Aguiar, coordenadora do projeto Geração da Paz, que facilitou o estudo sobre as temáticas, "Território e Intersetorialidade" e a "Criação da cultura de paz". Encerramos o primeiro dia com uma vivência, facilitada por Chiquinho, Coordenador do Projeto Vida nas Teias da Cultura.




















































No segundo dia, iniciamos a manhã com a discussão sobre as Políticas Públicas de Juventude, o Estatuto da Juventude e a experiências nos espaços de participação como os Conselho de Controle Social e as Conferências. Onde na oportunidade os agentes juvenis, Saymon e Cirlyane, nos contaram suas experiência na Conferência Nacional de Juventude e na Conferência de Direitos Humanos. Pela manhã ainda discutimos sobre o conceito de política social e como elas foram construídas no Brasil. 


Na tarde desse último dia, foi apresentado o objetivo e as metas do Projeto, pelas atividades e ações  com o objetivos de cada uma, periodicidade e duração. Para encerrar, utilizamos uma metodologia  de execução das atividades pelos próprios agentes, aos quais pudéssemos avaliar e fazer indicação de como devem ser estruturadas as atividades. Encerramos o segundo dia, já agenda marcada para dar continuidade ao seguimento do projeto.


  




Tecnologia do Blogger.