Ads Top

Encontro de Monitoramento e Avaliação marca início de atividades do ITJ em 2014


O Instituto Teias da Juventude (ITJ), organização que destina ações a adolescentes e jovens na cidade de Sobral, realizou nos dia 01 e 02 de fevereiro um Encontro de Monitoramento e Avaliação de suas atividades. 

O encontro foi realizado na Praia de Mundaú, na Casa de Retiro N. Sra. Estrela do Mar e contou com a participação de representantes dos beneficiários do Projeto Vida nas Teias da Cultura, Agentes Sociais, Agentes Juvenis e Arte Educadores. 

As atividades tiveram início com a definição de um pacto de convivência criado a partir de sugestões dos adolescentes e jovens atendidos. Em seguida foi realizado um momento de lazer na praia. No início da tarde os participantes participaram de um momento vivencial onde na oportunidade puderam refletir sobre o seu projeto de vida. 

Durante o momento foi feita a exibição do Documentário "Quem se importa" que faz uma abordagem sobre o empreendedorismo social através de histórias de vida de pessoas que colocaram suas vidas a serviço do bem comum. Os participantes foram divididos em grupos para socializaram as impressões que o vídeo deixou em suas vidas. A socialização dos trabalhos em grupo foi feita ao por do sol. Cada grupo escolheu um representante para fazer o relato. 

O primeiro dia de atividade foi encerrado com um Lual onde os beneficiários puderam trocar as experiências vividas em seus territórios.

O segundo dia de encontro teve início com um momento de "Comensalidade", onde os participantes puderam partilhar além dos alimentos, histórias de suas vida, para este momento   foi   utilizado    como   mote   o   questionamento   "A Vida se Tece de Sonhos.
Que sonhos queres tecer para o teu projeto de vida". A atividade foi idealizada fazendo uso da metodologia Rota da Paz, idealizada pela Educara Rose Lira através da Devir, Instituto de Transformação Social que utiliza a educação organizacional visando o desenvolvimento humano e a potencialização de resultados.


Logo após a comensalidade, os beneficiários preencheram um formulário de monitoramento e avaliação que objetiva avaliar as ações desenvolvidas ao longo do ano de 2013 e definir novas estratégias a serem implementadas em 2014 pelo ITJ. O momento foi finalizado com a construção de projetos de vida a partir de um guia motivacional. 


Dando continuidade ao encontro, foi feito um momento de danças circulares e em seguida cada território se reuniu para definir um Comitê Jovem que auxiliará a Diretoria do ITJ nas ações que forem realizadas pelo Instituto.






Tecnologia do Blogger.