Ads Top

Espetáculo Primaveras Juvenis revive sonhos e revoluções da juventude brasileira


O Theatro São João em Sobral-CE, foi palco na noite nesta quarta-feira (20/11), para recordar as principais lutas, conquistas e sonhos que marcaram a história da juventude brasileira da década de 60 até os dias atuais. Com um elenco formado por mais de 80 adolescentes e jovens, o Espetáculo “Primaveras Juvenis: Sonhos e Revoluções”, realizado pelo Instituto Teias da Juventude, através do Projeto Vida nas Teias da Cultura, com patrocínio da Votorantim Cimentos com recursos captados pela Lei Rouanet e com apoio do Instituto ECOA e da Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura e Turismo e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, reuniu mais de 250 pessoas, em sua maioria, das comunidades acompanhadas pelo Projeto.

O Espetáculo foi montado com a participação direta dos beneficiários, desde a concepção da obra, escolha das temáticas, conteúdos que seriam abordados, escolha de figurinos e mobilização do público.


A abordagem da temática buscou retratar os sonhos e lutas da juventude brasileira, do movimento estudantil da década de 60 à geração conectada dos dias atuais, como também procurou fazer uma reflexão crítica sobre o protagonismo da juventude e sua capacidade de intervenção para transformar a realidade.

O principal objetivo alcançado pelo Espetáculo foi promover a democratização da cultura, através da descentralização de seu acesso, do estímulo a formação de plateia e incentivo à formação artística junto a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou expostos a situações de risco social.

Para Chiquinho, Coordenador do Projeto Vida nas Teias da Cultura e Diretor Executivo do Instituto Teias da Juventude, o Espetáculo foi uma oportunidade para dar visibilidade aos talentos e valorizar a cultura presente nas comunidades onde o projeto está implantado, como também fortalecer a produção cultural presente nestas comunidades.


O Espetáculo faz parte das metas do projeto a serem executadas ao longo de 2013 e pactuadas junto ao Instituto Votorantim e percorrerá os 04 territórios onde o projeto tem atuação.

Tecnologia do Blogger.